Monday, January 15, 2007

Uma bomba cósmica

As explosões de raios gama são perigosas, abundantes e devastadoras. Mas estão muito longe. Apenas a distância nos salva dos seus efeitos catastróficos.Neste preciso momento, em algum ponto do cosmos, é muito provável que esteja a produzir-se uma explosão de raios gama, possivelmente a mais poderosa fonte de energia de todo o universo. Felizmente, o facto regista-se a tal distância do nosso planeta que os seus efeitos são imperceptíveis, mesmo para os olhos dos mais sensíveis e precisos instrumentos astronómicos.
As explosões raio gama (conhecidas como GBR, a sigla inglesa) constituem uma fonte de radiação misteriosa e fascinante. Os cientistas pouco sabem sobre as suas origens, embora conheçam bem os respectivos efeitos. Podem durar apenas alguns minutos, mas durante esse tempo a luz e mais brilhante que o fulgor de todas as estrelas do espaço juntas.
Suponhamos que um acontecimento desta natureza se produz a mil anos-luz da Terra. Nesse caso, o brilho da explosão seria dez vezes maior que o Sol ao meio-dia, e os raios X e gama emitidos destruiriam por completo a camada de ozono da atmosfera terrestre. Se, no entanto o cataclismo se verificasse a 300 anos-luz, o feixe de radiações varreria todo o Sistema Solar, acabando de uma penada com qualquer tipo de vida terrestre.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home